1° SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFMS “EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL NO CENTRO-OESTE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO”

Postado por: Costa Beck

O Programa Residência Pedagógica, fundamentado no edital CAPES N. 1/2020, busca a valorização da formação inicial de professores a partir do “[…] aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso” (BRASIL, 2020, p. 1).

As atividades realizadas no âmbito do Residência Pedagógica têm vigência de 18 meses, com carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em três módulos de seis meses, com carga horária de 138 horas cada módulo.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi uma das instituições selecionadas a desenvolver as atividades do RP, sendo contemplada com 360 bolsas de residentes, correspondendo a 216 para as áreas prioritárias e 144 bolsas para as áreas gerais, beneficiando os cursos de Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras, Filosofia, Sociologia, Educação Física, História e Geografia.

O atual Programa Residência Pedagógica ocorre no período de outubro de 2020 a março de 2022. Com a pandemia de Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS em março de 2020, várias medidas de contenção à propagação do vírus foram priorizadas, tais como o distanciamento social, o uso de máscaras, a higienização das mãos, entre outras. No tocante à educação brasileira, uma das estratégias utilizadas foi a suspensão das atividades de ensino presenciais nas escolas, que foram substituídas pelo ensino remoto emergencial,  (as quais passaram a ser realizadas remotamente), incorrendo em impacto direto no principal eixo de formação da RP, que é a interação dos residentes com a escola e a experiência no cotidiano escolar.

Devido aos novos desafios impostos ao processo formativo do RP, pensou-se na realização, de forma remota,  do 1º SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFMS, tendo como objetivo compartilhar as experiências inovadoras e, sobretudo, os desafios enfrentados pelos subprojetos institucionais desenvolvidos na UFMS e nas demais instituições que aderiram ao Programa Residência Pedagógica em todo o Centro-Oeste brasileiro.

Esperamos vocês para este momento de debate e discussão!

Confira as informações pelo link:

1° SEMINÁRIO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFMS